ÉPOCA 1980/1981

O fornecedor de equipamentos do plantel é a Adidas, e os equipamentos de guarda-redes são da Adidas e Ulhsport (Bento). O equipamento alternativo é branco.

Nesta época o Benfica venceu o Campeonato Nacional, a Supertaça, e foi às meias-finais da Taça das Taças contra o Carl Zeiss Jena.

Esta camisola de guarda-redes da Uhlsport, que foi o seu patrocinador desde 1979, tem a particularidade de ter
  Frente
Costas

  Equipamento Guarda-Redes

umas trusses cosidas á mesma, característica da maior parte das suas camisolas. Bento mandava cozer trusses para a camisola nunca sair dos calções, aquando das suas espectaculares defesas, tanto pelo chão como em voo. A camisola em questão, foi-me oferecida pelo seu filho, também guarda-redes, e que herdou de seu pai, as qualidades ímpares de um Grande Homem. Obrigado amigo por tamanha honra.

Manuel Galrinho Bento começou no modesto Riachense, clube de Riachos, mesmo ao lado da Golegã onde nasceu. Cedo despertou a cobiça de outros emblemas e foi no Barreirense que prosseguiu durante 3 épocas a sua carreira, até que um olheiro do Benfica descobriu o seu talento, e em 1972 consumou-se a transferência. Bento tinha então 24 anos.

No Benfica ficaria ligado à história do futebol português ocupando um lugar de destaque. Começou por discutir o lugar com o titular da baliza da Selecção, José Henrique, que era na altura o titular indiscutível da baliza do Benfica e da Selecção. Rapidamente Bento conseguiu ganhar a confiança do treinador Jimmy Hagan e durante 3 épocas alternou com José Henrique na titularidade da baliza encarnada. Apesar da sua não muito elevada estatura, era muito arrojado, dotado de excelentes reflexos e possuidor de um sentido posicional invulgar, Bento primava pela sua acção entre os postes e fora destes. Era rápido a pensar e a agir, em voo, em mergulho ou a sair a pontapé, ficou também famoso pelo arremesso da bola à mão para o meio campo, proporcionando rápidos contra-ataques à equipa. Em 1976 com 28 anos é titular absoluto, era então apelidado de "Homem de Borracha" devido às suas características defesas acrobáticas e impossíveis. Foi titular indiscutível da baliza encarnada durante 11 épocas, entre 75/76 e 85/86.

No Benfica permaneceu 18 anos, de 72/73 a 89/90 espaço de tempo em que conquistou 8 campeonatos, 6 Taças de Portugal e 2 Supertaças. Esteve numa final da Taça UEFA ganha pelo Anderlecht e cometeu ainda a proeza de se ter mantido sem sofrer golos durante 1290 minutos consecutivos, repartidos pelos jogos do Benfica e da Selecção. Perdeu a titularidade para Silvino em 1986 após a grave lesão que contraiu no México ao serviço da Selecção, mas manteve-se no Benfica até 1990 ano em que abandonou o futebol com jogador, mantendo-se por várias épocas ainda como adjunto para os Guarda-Redes e mais tarde como técnico de formação no seu clube de sempre, o Benfica.

Seria peça essencial na campanha do Euro 84 disputado em França onde nas meias-finais, frente à equipa anfitriã, que contava com o génio de Platini entre outros, terá feito a sua melhor exibição de sempre.
Bento contava então com 63 internacionalizações pela Selecção Nacional que capitaneou em 26 ocasiões.

Manuel Galrinho Bento faleceu inesperadamente dia 1 de Março de 2007 vítima de ataque cardíaco. A sua memória não mais será esquecida pelos companheiros, adversários ou simples apreciadores de futebol como um dos melhores Guarda-redes portugueses de todos os tempos. E muito menos para mim, que era o meu ídolo, a maior inspiração que podia ter tido para seguir uma carreira de guarda-redes, mas tarde treinou-me no Amora, e tive a enorme honra de conhecer o "monstro" das balizas... como guarda-redes, como líder, como homem, como amigo, és e serás sempre o grande BENTO, obrigado por tudo, descansa em paz amigo.


1ªDivisão: 1 º Lugar 
TP: Vencedor 
SP: Vencedor 
TT: Meias Finais
 
Presidente
José Ferreira Queimado / Fernando Martins 
 
Treinador
Lajos Baroti 
 
Plantel
Nené
Shéu
Carlos Manuel 
Bento
João Alves 
Pietra
Chalana
António Bastos Lopes 
Veloso
Humberto Coelho 
Laranjeira
César
Frederico
Vital
Reinaldo
José Luis 
Jorge Gomes 
Alhinho
Botelho
Alberto Bastos Lopes 
Toni
Joel