ÉPOCA 1972/1973
Um dos fornecedores de equipamentos do plantel, é a Casa Desporto, na rua da Madalena em Lisboa. O equipamento alternativo é branco. O SLBenfica ganha o campeonato Nacional, sem uma única derrota e marcando mais de 100 golos, só consentindo dois empates, diante do Atlético 0-0 e nas Antas contra o FCPorto 2-2. Eusébio ganha a sua segunda bota de ouro com 40 golos.

  Frente
Costas
    Equipamento Principal


A camisola principal nº3, foi utilizada pelo defesa internacional Português, Bastos Lopes, na época 72/73, contra o FCPorto nas Antas a 01/04/73. O Glorioso empatou a 2 golos, e António Bastos Lopes fez o seu primeiro jogo a titular pelo SLBenfica.

Foi descoberto em Odivelas, pelo então seleccionador do futebol juvenil, David Sequerra, que o convocou para a equipa nacional. O Tó Lopes, como era conhecido nessa altura, não perdeu o merecimento, suscitando mesmo a cobiça dos maiores. Meses depois, estacionava na Luz, ainda na década de 60, e assim foi até 1986. António José Bastos Lopes, estreou-se nas Antas, a 1 de Abril de 1973, corria a temporada de 72/73. Numa época em que o Glorioso ganha o campeonato invicto, apenas com dois empates (FC Porto e Atlético), no melhor registo de que há memória. Era a equipa maravilha de Hagan.
Só a partir de 75/76, começou a jogar com regularidade. Nessa época, com Mário Wilson no comando técnico, foi quase sempre utilizado a lateral-esquerdo, ocupando Artur o lado oposto da defesa. Ele que havia sido avançado e médio nos escalões juvenis, recuava em termos tácticos, passando a lateral-direito, sobretudo a partir da saída de Artur para o Sporting. Em 81/82, com Baroti, depois com Eriksson e com os técnicos posteriores, estabeleceu-se a central, formando dupla de prestígio com o capitão Humberto Coelho.
Seguro e imperturbável a intervir, corajoso a lutar, António Bastos Lopes marcou uma época no Benfica. Ninguém lhe tira o mérito da eficácia, em quase vinte anos de afeição à mesma camisola, à mesma divisa, conquistou 14 títulos (7 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal e 2 Super Taças) em 18 épocas (69/70 a 86/87), pela equipa principal fez 380 jogos e marcou 4 golos, tornando-se o 11º futebolista mais utilizado de sempre do Benfica, por uma dezena de vezes vestiu a camisola nacional, numa altura em que gigante era a concorrência para o seu posto. Obrigado amigo.

1ªDivisão: 1º Lugar 
TP: Oitavos de Final
TU: 2ª Eliminatória
 
Presidente
Borges Coutinho
 
Treinador
Jimmy Hagan
 
Plantel:
José Henrique
Adolfo
Simões
Nené
Toni
Eusébio
Humberto Coelho
Malta da Silva
Vitor Martins
Messias
Jaime Graça
Rui Rodrigues
Artur Jorge
Vitor Baptista
Jordão
Artur Correia
Matine
Diamantino
Nelinho
Shéu
António Bastos Lopes
Bento